6 dicas para ter o site bem posicionado no google

O que é SEO?

Hoje vou falar um pouco sobre SEO (search Engine Optimization). Traduzido para o português significa Otimização para motores de buscas ou simplificando otimização para buscadores, ou seja é um conjunto de técnicas para ter o web site otimizado para os motores de busca, hoje em dia podemos falar que a otimização é para o Google, que domina 91% do share do mercado.

A consequência da utilização de técnicas de SEO é o posicionamento do site nas buscas orgânicas, pois o google também tem os resultados patrocinados, que é pago um valor por clique para se ter o site no primeiros lugares.

Diversos fatores definem a posição do site, e também não é algo garantido, não é simples assim: “- Quero o meu site em primeiro lugar nas buscas!”. E pronto , não é assim, mas boas técnicas garantem o mesmo bem posicionado sem dúvidas.

Vou falar algumas técnicas que usamos e garantem uma boa posição para os sites:

1 – Criamos sites responsivos:

Um site responsivo se adapta aos diversos formatos de telas, Desktops, celulares e tablets.
No atual momento temos o maior número de acessos por dispositivos móveis, ou seja ter um site responsivo é item obrigatório, os números chegam a 70% de acessos por smartphones. Por isso temos que dar um atenção especial para as versões dos sites para celulares, o algorritmo do Google também prioriza os sites amigáveis com dispositivos mobiles.

2 – Damos atenção especial para os títulos:

Os títulos são de suma importância para um bom posicionamento, eles que dão ao google o que você está querendo dizer naquela página, a hierarquia dos títulos também são bem importantes (h1, h2, h3…), que são os sub-títulos.
Eles precisam estar coerentes e falar realmente sobre o que ele diz.

3 – As imagens do site precisam ter um nome que diz sobre ela:

Um erro muito comum, são imagens com títulos genéricos, ou seja img1.jpg, imagem2.jpg, os bots do google não vão conseguir do que se trata a imagem, se ele não tiver um nome que diz o que ele é. 

Vamos ver um exemplo: No caso de um e-commerce de camisetas, a imagem de uma camiseta preta com estampa de caveira pode ser nomeada dessa forma camiseta-preta-estampa-caveira.jpg, e colocamos também no atributo alt o título “Camiseta preta com estampa de caveira”, quando alguém procurar no google por essas palavras chaves, você tem bastante chance de aparecer entre as primeiras pesquisas se seguir essa dica. 

4 – Todos os títulos dos sites tem que estar coerente com o conteúdo;

Os títulos são de suma importância para um bom posicionamento, eles que dão ao google o que você está querendo dizer naquela página, a hierarquia dos títulos também são bem importantes (h1, h2, h3), que são os sub-títulos.
Eles precisam estar coerentes e falar realmente sobre o que ele diz.

5 – Devemos colocar as palavras chaves em nosso site:

Todas as palavras chaves que o possível cliente procurar no google deverão estar no site, seguindo o exemplo da camiseta preta, temos que incluir palavras chaves que poderão ser buscadas, por exemplo: Camiseta preta de qualidade, camiseta preta de algodão, camiseta preta em curitiba. As palavras chaves poderão estar na descrição do produto, mas lembrando, sempre coerente e não enganando o cliente, se você vende camiseta de algodão, você não pode ter a palavra chave poliéster, se você não tem camiseta de poliéster para vender.

6 – Tempo de carregamento do site:

Outro item muito importante é o tempo de carregamento do site, hoje temos a maioria dos acessos através de conexões móveis (4g ou 3G), então o site deve ser leve e pensado para esse tipo de conexões, pode ter duas versões, mas o tempo de carregamento é muito importante para o site visualizado através do computador também, e isso conta muito. o Próprio google possui uma ferramenta que diz o tempo de carregamento do site e o que pode ser melhorado.
A velocidade de carregamento é definida por diversos fatores, vou passar as dicas que usamos para os sites desenvolvidos por nossa equipe que garantem um bom tempo de carregamento:
Nossos sites são hospedados em servidor com SSD localizados no Brasil, isso já ganha alguns segundos;
Os sites são criados com o menor número de plugins possíveis;
Todas as imagens são tratadas para ficar com o menor tamanho possível, garantindo a qualidade;
Os códigos são organizados de forma que os códigos de analytics e outros carreguem por último.

7 – Sites com certificados SSL estão sempre nos primeiros

Secure Socket Layer (SSL) é um padrão global em tecnologia de segurança desenvolvida pela Netscape em 1994. Ele cria um canal criptografado entre um servidor web e um navegador (browser) para garantir que todos os dados transmitidos sejam sigilosos e seguros.
Instalamos certificados SSL em todos os sites, eles garantem também os primeiros lugares, pode reparar em qualquer busca, raramente vemos sites só com o http na primeira página.

Outros fatores como domínio, tempo de domínio, atualização do site, links apontando para o site são muito importantes também, mas alguns itens não depende apenas do nosso trabalho.
A cada dia que passa a concorrência fica maior, mais empresas criam site, e assim consequentemente temos que melhorar as técnicas que estão em constantes mudanças, mas isso é fator obrigatório para qualquer site, Otimização de SEO.
Até o próximo post!

Inscreva-se em nossa newsletter!